sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

LIGA DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR - CIC 2009

Introdução: A formação de ligas acadêmicas, como uma iniciativa estudantil, tem por finalidade a atualização e a promoção de novos conhecimentos científicos, agregando valor à formação acadêmica, assim como, incentivando o trabalho em equipe, e a prática da pesquisa e extensão por discentes e docentes. (VERONESE e MORONA, 2004). A Liga de Atendimento Pré-Hospitalar é um projeto de extensão filiado ao Departamento de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia de uma universidade do sul do Brasil. Este projeto visa mobilizar e capacitar acadêmicos de enfermagem e outros cursos em prol da promoção da saúde, na prevenção de acidentes, no atendimento pré-hospitalar, tentando evitar traumas secundários, além de orientar a sociedade em geral na prevenção de acidentes e atuação pré-hospitalar a ví¬timas de trauma.
Objetivos: Proporcionar aos acadêmicos pertencentes a Liga uma formação teórico - prática ampla de como prevenir e proceder diante do trauma no atendimento pré-hospitalar, disponibilizar o conhecimento dos seus membros em outras instituições e na sociedade em geral por meio de palestras, oficinas, seminários, eventos, entre outros, conhecimento de prevenção de acidentes e atendimento pré-hospitalar.
Metodologia: A Liga em Atendimento Pré-Hospitalar propõe que a atuação dos membros seja feita em três áreas: a área de formação teórica com discussões em grupo, área de produção científica buscando a produção de publicações referentes à temática e área de formação prática e atendimento ao traumatizado que envolve simulações e vivências. Os membros atuais pertencentes à Liga formam um grupo de 23 alunos do curso de Enfermagem, em que, para uma melhor organização das atividades da Liga os membros devem seguir um regimento interno. Resultados esperados: Este projeto proporcionará aos acadêmicos de enfermagem de todos os semestres, uma capacitação teórico e prática para que estes estejam aptos a realizarem palestras, orientações e capacitações junto a comunidade. Além disso, preparar os acadêmicos para atuarem frente ao atendimento pré-hospitalar com a proposta de evitar agravos.
Conclusão: Os acadêmicos de enfermagem participantes da Liga de Atendimento Pré - Hospitalar estão conseguindo atualizar-se e aproximar-se da realidade consolidando a teoria e a prática, através do desenvolvimento de vivências no decorrer do projeto.
GALVÃO, Lúcio de Quadros; HAEFFNER, Rafael; SEDREZ, Elisa; LINCK, Caroline de Leon; LANGE, Celmira

Um comentário:

  1. Boa noite, me interessei bastante nesse projeto, estou querendo implantá-lo na faculdade onde estudo, gostaria de fazer contato. Obrigado.

    ResponderExcluir